Créditos: Canva
Há muitas dúvidas que surgem quando falamos sobre ” crises de pânico ” e gostaria de explicar de forma breve para vocês.
O que é uma ataque de pânico?
Segundo estudos, o ataque de pânico é uma reação do organismo desencadeada em situações que a pessoa considera ameaçadora. ➡️ Essas “situações” podem ser: um pensamento sobre algo ” difícil ” que aconteceu na vida (trauma), pensamentos sobre o local em que ocorreu as crises anteriores ou no próprio local ou em ambientes ” comuns” nos quais não houveram crises anteriores e as ” sensações corporais” surgem sem uma explicação aparente ou seja ” surgem do nada ” ou até mesmo em momentos em que a pessoa esteja em uma situação ” calma” ou em repouso.
Existem fatores predisponentes na história de vida de uma pessoa que tenha ” crises de pânico “, um padrão comportamental geralmente mais ansioso que pode hipoteticamente conforme estudos, ter uma relação a fatores biológicos, emocionais e ambientais. Geralmente inicia-se um “desconforto físico ” e mental, sentimento de medo e aumento da intensidade da ansiedade no organismo.
Podendo-se sentir sensações como: coração acelerado, sensação de falta de ar, dor no ” peito”, desconforto abdominal, sensação de formigamento, medo de ” perder ” o controle ou enlouquecer.
Em certos casos pode haver preocupações constantes sobre a possibilidade de futuras crises( medo do medo) mas seria tema para outro momento.
Geralmente as sensações desconfortáveis chegam a um “pico” em 10 minutos e decresce. ( embora a sensação é de que elas durarão por muito mais tempo) ➡️➡️➡️Por quê? Aumenta as taxas de adrenalina no sangue e de cortisol (hormônio do estress) rapidamente e depois diminui abruptamente, por este motivo sente-se uma sensação de cansaço, fadiga, (como se em 10 minutos o corpo tivesse trabalhado por uma semana inteira).
Por isso ➡️➡️➡️
É importante saber se há doenças físicas ( sintomas se assemelham a um ataque cardíaco, etc…) ou não, por este motivo o diagnóstico precisa ser correto. Atenção!!!➡️➡️➡️ Geralmente quando sente-se estas ” sensações ” é comum o médico clínico geral ser acionado e após se saber que os problemas presentes não são de ordem ” orgânica ” procura-se iniciar o tratamento com profissionais da saúde mental. Tratamento ➡️➡️➡️ O tratamento é realizado por um (a) Psicologo (a) clínico (a) para que o cliente aprenda novos repertórios comportamentais para “lidar ” com as “crises” na rotina e medicamentoso (psiquiatra).
Espero ter esclarecido as dúvidas, se novas dúvidas surgirem podem entrar em contato!
Um bjo grande e uma ótima semana!
Psicóloga Andréia Rafael
CRP 06/130189
Contato:
andreiarafaelpsi@gmail.com
Referência:
Betnik, Savoia e Lotufo Neto (2019). Clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados: a experiência do projeto AMBAN. São Paulo:Edimedica.
#stressocupacional #ansiedadenaoefrescura #burnout #sindromedeburnout #procrastinação #emoções #regulacaoemocional #inteligênciaemocional #mindfulness #atençãoplena #autoconhecimento #amorproprio #autocuidado #autoestima