Créditos para: Canva
Quem na vida em algum momento não se sentiu desvalorizado(a) ou inferior as outras pessoas por muitas razões?
Pois é!
A autoestima baixa está relacionada a todos estes sentimentos que mencionei.
Além de poder estar acompanhada de sentimentos como tristeza, baixa autoconfiança, culpa e insegurança.
Há muitas maneiras de se cultivar uma autoestima mais baixa, principalmente se você vive em uma ambiente tóxico, vivencia relações não muito saudáveis em que não sente o afeto positivo do outro.
Se você tem estas dificuldades eu gostaria de te propor um exercício, que você pode fazer toda vez que se sentir como mencionei antes, com baixa autoestima.
Escreva em uma folha 5 qualidades suas ou características que você perceba que tenha e que goste em você. (tente mesmo se for difícil)
Depois procure em sua memória lembranças de momentos nos quais você se sentiu feliz e acalentado (a) por um abraço genuíno, uma fala ou qualquer gesto afetuoso de alguém que você sente que te ame e te considere importante, nem que seja uma pessoa.
E retribua (caso ela esteja presente em sua vida) com um gesto seu autêntico de gratidão e se ela não estiver presente, imagine uma maneira de agradecê-la pelo que ela fez, nem que seja nesta folha de papel.
Avalie como se sentiu por ter percebido que pessoas queridas passaram por sua vida.
Perceba que o amor que está dentro de você pode ser cultivado e o fortaleça com pequenos gestos de autocuidado com você.
Tente, não desista de você.
Quem sabe você descubra que há possibilidade de você aprender a se amar e se sentir melhor?
Se for muito difícil posso te ajudar!
Um abraço afetuoso da Psi!
Andréia Rafael Psicologia
CRP 06/130189
#autoestima #autoconhecimento #saudemental