A mulher do século XXI passa por uma vida repleta de desafios, as relações com o marido, namorado, com os filhos, familiares, amigos e colegas de trabalho e assim vai.
Os afazeres se multiplicam e como ter tempo para si?
Ás vezes consegue “arrumar” tempo para se arrumar, ir ao salão de cabeleireiro, passear, comprar algo para si mas de forma rara, talvez consiga realizar estas atividades em seu dia de folga, mas atividades em competição ao seu autocuidado estão quase sempre presentes, é necessário aproveitar o dia de folga para arrumar a casa, lavar as roupas da semana, entre tantas outras atividades que torna o dia de folga exaustivo e nada “relaxante”.
No outro dia leva as crianças á escola e vai direto para o trabalho, tem vários desafios a enfrentar aonde trabalha, passa por todos eles, retorna à sua casa, com cansaço, mas acaba tendo que vencê-lo pois precisa arrumar o jantar, olhar as crianças, dar atenção ao marido, arruma novamente a casa de madrugada, pedi ajuda à sua mãe para olhar seus filhos enquanto trabalha e volta a rotina.
Se é uma empresária com negócio próprio, se trabalha em um consultório médico, é proprietária de uma loja de roupas e calçados, gerente de projetos, arquiteta, engenheira, consultora de moda, enfim entre tantas funções “autônomas” e com grau de exigência profissional elevada, não importa, suas atividades sempre se multiplicam e torna os dias cada vez mais estressantes.
E como será que ficam os sentimentos desta mulher, como ela se sente com toda esta cobrança social, será que ela se sente valorizada, amada?
Esta mulher muita das vezes é solteira, precisa cuidar dos filhos pois o marido ou namorado não seguiu o relacionamento adiante, também tem sonhos e muitos deles ainda não se concretizaram, sonha mas se vê distante de realizar estes sonhos, pois precisa agir, cuidar e sobreviver, trabalha, leva os filhos á escola ou os deixam em uma creche quando não há cuidadores para eles em sua família, quando necessário a avó cuida deles e também se sobrecarrega em seus afazeres para ajudar a filha em sua dura rotina.
A mulher deste século é aquela que se desdobra, cuida, mas muita das vezes não tem nem oportunidade de ser “cuidada’, “amada”, “ valorizada”, vive em um mundo de cobranças, sofre, luta e vence obstáculos, mas acaba se menosprezando “ internamente” , sofre, por tantas situações a dar conta, quer amar , mas também quer ser amada, admirada, valorizada e muita das vezes não é o que encontra em sua casa, em seu ambiente de trabalho, em seu ambiente familiar, se não há violência doméstica, há conflitos e desvalorização de suas virtudes, qualidades e sonhos.
Acaba por se abandonar, deixar sua vida para depois, desiste de buscar novas oportunidades, não acredita em suas capacidades, se angustia por sua história de vida cada vez mais dificultosa, se vê sobrecarregada, cansada, não merecedora de conquistas, não merecedora de amar e ser amada, receia novas traições que outrora foram impostas pela vida, pela sua história, por suas escolhas passadas, esquece-se que pode escolher, que pode mudar o seu futuro e transformar o seu presente caótico e complexo, cria autoregras cruéis para si de desmerecimento, de ser aquela a única forma de viver e única possibilidade vivencial, se isola “ internamente”, acaba desistindo de investir em seus sonhos e projetos de vida, paralisa.
A sua saúde emocional é posta em cheque, precisa se mostrar forte em todo o momento, mas se esquece que é humana, dotada de sentimentos e emoções e que o cuidado com as nossas emoções é que nos faz fortes, líderes e autores de nossa própria história.
Precisamos nos dar importância, nos valorizarmos, buscarmos viver uma vida “reforçadora”, na busca de nossas realizações!
Mude suas crenças limitantes de que você não merece ser valorizada mulher do século XXI, pois o seu valor está em suas atitudes e ações diante da vida, você é uma pessoa muito importante e determinante na mudança de seu quadro de sofrimento, lute, se cuide e invista em todo o seu potencial, você só precisa encontrá-lo, ele existe “dentro de você”!
Boa sorte em sua nova jornada de vida na busca pelo autoconhecimento!
Andréia Rafael
CRP 06/130189
#escutaefalaempsicoterapia #psicoterapia #procureumprofissionalemsaudemental #procureumpsicologo #psicologosemsantoandre #psicoterapeutaonline #transtornosmentais #saudemental #santoandre