Por: Canva
Quem nunca ouviu falar sobre o quanto os conteúdos que entramos em contato diariamente na internet e tv possam evocar emoções e sensações em nós impactando diretamente no nosso humor?
Já parou para observar como você se sente quando assiste um noticiário de tv ou vídeo na internet?
Sabe aqueles vídeos engraçados ou de imagens de natureza que nos remetem a emoções e sensações por vezes de alegria e tranquilidade?
Pois é, muitas vezes não nos atemos em como os estímulos apresentados a nós pelas telas podem afetar diretamente no nosso humor e saúde mental.
Os estímulos geralmente nos evocam emoções ora agradáveis, ora desagradáveis ou “difíceis”.
Ás vezes há estímulos que evocam em nós emoções bastante intensas seja de alegria, seja de ansiedade, medo, apreensão.
Estudos sobre o impactos das telas na nossa saúde mental mostram a possibilidade de pessoas expostas a estímulos visuais sobre eventos catastróficos, de violência etc nas telas da internet ou tv poder contribuir para a ativação de gatilhos “emocionais” e desencadear uma série de reações corporais e emoções a nível de intensidade aumentada e predispôr a problemas psicológicos em pessoas que tenham a predisposição para uma condição clínica.
Portanto, como o ditado que diz : “ é melhor prevenir do que remediar”, talvez o melhor caminho possa ser a ponderação e o autocuidado.
Aliás, ás vezes o mais importante que o excesso de acesso a conteúdos “desgastantes” na internet e tv, seja os cuidados em saúde mental e ações de autocuidado rumo a uma melhor qualidade de vida, faz sentido?
Vamos refletir sobre quais estímulos estamos entrando em contato diariamente na nossa rotina e o quanto possam estar afetando positiva e negativamente na nossa saúde mental?
Se tiver dificuldades nesse processo sugiro a busca por um tratamento especializado.
Um forte abraço!
Psicóloga Andréia Rafael
CRP 06/130189
#autocuidado #autoconhecimento #estress #ansiedade #burnout #inteligenciaemocional #saudemental #psicologiaclinica #santoandre #brasil