Higiene do sono: “preparando” para dormir

Por: Canva

Quando falamos em higiene do sono podemos pensar em comportamentos específicos e de preparação para o momento de sono.

Sabe aquele momento em que nos preparamos para dormir? Em que arrumamos o nosso ambiente para esse momento tão importante da nossa rotina diária?

Pois é?

Há pessoas em que essa preparação é tranquila, já houve um treino diário e este comportamento de preparar-se para dormir já foi estabelecido.

Mas e quando temos dificuldades nesse processo ou pior, nem nos preparamos para este momento, sabe aquele pensamento de que você tem poucas horas para dormir e tem que dormir logo e fica se remexendo na cama, mexendo no celular a cada cinco minutos para ver quantas horas restam? E o sono? Cadê ele? E quando você finalmente conseguiu adormecer e logo já é hora de acordar?

Vocês já passaram por experiências similares?

De acordo com estudos, o sono tem uma importância muito grande na função reguladora do nosso organismo, contribuindo para ” recuperar ” funções” importantes  enquanto estamos em “estado de sono”.

É uma necessidade fisiológica humana, momento em que o cérebro libera vários hormônios importantes e em que há limpeza de resíduos celulares, sendo o sono no estágio REM importante para consolidação das memórias e aprendizados adquiridos ao longo do dia, além de ser responsável por despertar a cognição, capacidade de pensar com clareza e para tomada de decisões na vida diária.

Mas afinal, que estratégias de higiene do sono eu posso aplicar a minha rotina?

Vou mencionar aqui alguns exemplos de estratégias de higiene do sono que podem ser aplicadas antes de dormirmos na tentativa de melhorarmos a qualidade do sono, são elas: arrumar o ambiente (quarto), organizar, manter o espaço limpo e arejado, se desvincular do aparelho celular, tablets, computador, notebook, tv uma hora antes de ir para a cama, se desligar aos poucos das atividades diárias.

Tomar um chá relaxante (de sua preferência) e evitar bebidas estimulantes próximo do horário de dormir também pode auxiliar na indução do sono.

E embora não seja fácil o processo, treino, treino e treino é o caminho.

De fato mudar comportamentos estabelecidos a muito tempo não é fácil, mas se for importante para você, se comprometer é necessário para aquisição de um novo comportamento.

Cuide de você e de sua qualidade de vida! 

Um sono de qualidade pode proporcionar vários benefícios ao organismo, melhor funcionamento das atividades cerebrais, aumento de sensação de bem-estar, recuperação de “energias gastas” ao longo do dia, enfim pode trazer benefícios á saúde física e mental e não podemos nos esquecer da saúde dos nossos relacionamentos também!

Este conteúdo lhe foi útil?

Se você observar dificuldades sugiro uma ajuda especializada!

Um abraço afetuoso!

Por: Andréia Rafael

 

Psicóloga 

CRP 06/130189

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *