Café & Saúde Mental

Café e Saúde mental

Sabemos que uma xícara pequena de café pela manhã nos desperta e nos ajuda a realizar as nossas atividades do dia-a-dia.

Em meio aos meus estudos e minha preferência por café (amo café) sabia sobre os benefícios e malefícios do consumo do café.

Mas ontem ao ler um conteúdo científico dentro da minha área de conhecimento e atuação encontrei dados importantes e decidi compartilhar aqui com vocês.

Você sabia que existe “Intoxicação por cafeína”? e o quanto várias “xicrinhas” de café (geralmente 1 dose alta muito superior a 250 mg) ao longo do dia podem trazer malefícios a nossa saúde física e mental?

Pois é, ao ler me lembrei da minha “paixão” por café e o quanto o autocuidado também está relacionado a pequenos detalhes.

Ficou claro pelo conteúdo que li o quanto que precisamos de autocontrole no consumo do café (ou produtos em que contenham cafeína) para nos apropriarmos de seus benefícios.

As consequências de um excesso de consumo de café diário podem ser: dificuldade de concentração, irritação, ansiedade, inquietação, nervosismo, insônia (dificuldades de dormir), perturbação gastrointestinal, taquicardia ou arritmia cardíaca, período de energia inesgotável, agitação psicomotora, enfim “dependência” do café.

Quem já sentiu alguns desses sintomas?

E como o “cafezinho” nosso de cada dia faz parte da nossa cultura, talvez nem notamos quando excedemos não é verdade?

Pois é!! 

Há mais um dado importante que gostaria de compartilhar com vocês, quando decidimos diminuir a quantidade de consumo de café precisamos diminuir aos poucos e não de uma só vez, é importante uma redução gradual, principalmente porque pode-se desenvolver sintomas de abstinência de café, com todos os efeitos presentes no organismo como: cefaleia (dor de cabeça), fadiga ou sonolência, humor disfórico, deprimido ou irritável e dificuldade de concentração.

Você sabia disso?

Não estou compartilhando essas informações com objetivo em nenhum momento de te incentivar a deixar de tomar o “cafezinho” que faz tão bem para nossa saúde e socialização com os colegas de trabalho, etc.. rsrs

O importante é utilizarmos este produto com moderação para sentirmos todos os seus benefícios em nosso organismo, na promoção de uma melhor qualidade de vida.

Gostou do tema?

Um abraço afetuoso da Psi!

Psicóloga Andréia Rafael

CRP 06/130189

Referência:
APA-(DSM-V). Manual Diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. (2014)

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *