Nem sempre podemos eliminar do nosso ambiente os estressores presentes, é o trabalho exaustivo, é a cobrança da chefia, são os prazos de entrega de relatórios, problemas em casa, na família , entre tantas situações que não podemos controlar.
Quem já não passou por este dilema no dia-a-dia, no momento de dar conta de tantas atividades, funções no emprego, os milhares de cheklists e e-mails corporativos, cuidados com a família, faculdade entre tantas outras atividades a serem realizadas diariamente?
Pois é, é totalmente comum nos sentirmos ás vezes perdidos e termos dificuldades em organizar algumas atividades diárias, mas e quando este sentimento é tão intenso e constante que prejudica a nossa saúde global e dificulta o desenvolvimento saudável das nossas relações interpessoais?
Em casos assim, a situação hipotética predominante é: “ me sinto tão angustiada(o), perdida(o), sufocada(o), minhas mãos tremem, acho que vou desmaiar, não consigo cuidar de mim, da minha família e das minhas coisas”!.
Só de imaginar em um caso como este já surgem um turbilhão de emoções “ansiogênicas” e “angustiantes” não é?
Mas antes de falar sobre possibilidades terapêuticas falaremos sobre o que é o estresse.
Quem já não ouviu falar sobre o stress? e palavras do tipo “estou estressada, minha vida é um stress total”?.
Mas o que de fato é o “stress”?
Lipp et al. (2000) a palavra “stress” foi originariamente descrito pelo Dr. Hans Selye em 1936 que o descreveu como um estado de tensão patogênico do organismo, termo que foi mantido em diversas línguas por não ter uma tradução mais adequada. Para a autora o “stress” seria um estado de tensão que desencadeia a ruptura no equilíbrio (homeostase) interno do organismo.
Pesquisa brasileira realizada pelo instituto de Psicologia e Controle do Stress ( coordenadora Psicóloga Marilda E. N. Lipp) com uma amostra de 2.195 participantes com idades de 18 a 75 anos apontaram em seus resultados que 52,28% dos participantes já tiveram ou tem o diagnóstico de estresse, tendo como maiores estressores os relacionamentos familiares, amorosos, com colegas ou chefes na empresa em que trabalham ficando somente em segundo lugar as dificuldades financeiras e em sequência a sobrecarga do trabalho. (Marques e Delfino, 2016)
Por sua vez, os sintomas dos stress mais comuns são: aceleração dos batimentos cardíacos, tensão muscular, alteração de respiração ou respiração ofegante, possiblidade de insônia, falhas na memória de curto e longo prazo, o corpo para tentar manter o equilíbrio de forma natural desencadeia um desgaste físico e emocional gigante, há cansaço intenso ao acordar, irritabilidade, dificuldade de concentração.
Assim, os ambientes corporativos e familiares conflituosos são alguns dos exemplos de ambientes estressores que possam contribuir para o desencadear do “Stress”.
A liberação de hormônios do Stress é importante para conseguirmos realizar as nossas atividades diárias, o problema é quando esta liberação é frequente e afeta o indivíduo na sua saúde global, em âmbitos sociais, ocupacionais, emocionais, financeiros podendo contribuir para o desenvolvimento de comorbidades como Depressão e transtornos de ansiedade.
Entre as terapêuticas no tratamento do stress estão a psicoterapia com manejos de técnicas para amenizar os efeitos do stress na saúde do indivíduo, terapias alternativas como meditação e yoga, a prática de exercícios físicos específicos para diminuir a tensão, enfim é importante a decisão de realizar ações a buscar a qualidade de vida física e mental.
Você pode até estar pensando “nossa, mas o que fazer? Me sinto perdido(a), a quem recorrer? Como recorrer? Preciso de ajuda e não sei por onde começar!”
Pois é, este pensamento é comum, além do sofrimento envolvido.
Mas uma coisa, e super positiva por sinal, o primeiro passo você já deu, já se informou um pouco sobre como é o desenvolvimento do estresse, sintomas, ambientes mais prováveis, se identificou ou não com o quadro, agora é com você dar os próximos passos.
Qual será o seu próximo passo? Procurar meios de cuidar da sua saúde física e mental ou continuar sofrendo com estes sintomas?
Faça a sua melhor escolha!
Saiba que você é muito mais do que você imagina e você pode sim vencer estes obstáculos na sua vida, você pode continuar a dar os próximos passos em busca do seu desenvolvimento pessoal, profissional e emocional!
Você pode muito mais do que imagina!
Você é uma pessoa vencedora e nunca se esqueça disso!
Abraços!
Psicóloga Andréia Rafael
CRP 06/ 130189
#saudemental #transtornos mentais #terapia #terapiaonline #psicologoonline #psicoterapia #encontreumterapeuta #terapiacomportamental #santoandre